domingo, 29 de setembro de 2013

Dicas: Construções e Pesquisas

Neste post tentarei reunir algumas dicas no que diz respeito à parte de construção e pesquisa de KOM.

ESTOU INICIANDO A MINHA CIDADE E AGORA? EM QUAIS CONSTRUÇÕES DEVO INVESTIR?

1. RECURSOS. Tente construir as edificações que lhe provém recursos (comece por construir e aprimorar as fazendas, as serrarias, as minas e as pedreiras). Desta forma você poderá ter recursos suficientes para prosseguir construindo e aprimorando outras edificações dentro da cidade.

2. CASAS. Construa umas 6 - 7 casas apenas para ter população para construir / aprimorar outras edificações. Aprimore-as pouco a pouco.

3. FORTALEZA / MURALHA. Necessário aprimorar para liberar mais espaços fora da sua cidade e, assim, poder construir mais fazendas, serrarias, minas e/ou pedreiras. Lembre-se que se você estiver nos seus 7 dias de proteção iniciais não aprimore a fortaleza até nível 5 ou você perderá a proteção. Para aprimorar os níveis da fortaleza é necessário também aprimorar a MURALHA.

4. GRANDE SALA. Construa para liberar ao menos 1 herói, pois se caso você ganhe da charada do Gollum algum item que eleve o nível de heróis, você possa aplicar neste herói e, depois, alocá-lo em uma função para agilizar o tempo de construção / pesquisa, por exemplo. Você não precisa deixar o herói alocado, você pode alocá-lo em construção (por exemplo), iniciar uma determinada construção e, sem seguida, desalocá-lo. O efeito bônus do herói continuará pelo resto da construção daquela determinada edificação. A cada nível aprimorado, a grande sala libera um herói.

5. EMBAIXADA. Construa para que você possa aliar-se a uma aliança. Escolha muito bem sua aliança.

6. ACADEMIA. Invista em aprimorar a academia para que você possa pesquisar e/ou avançar em mais itens.

7. COFRE. Construa e invista no seu cofre, pois quando a proteção de 7 dias acabar você poderá proteger uma quantidade X de cada recurso (excetuando-se o ouro) e esse número X dependerá do nível do seu cofre e da pesquisa Caixa-Forte.

8. TORRE DE OBSERVAÇÃO. Também mais importante depois dos seus 7 dias de proteção.

9. QUARTEL. Quando você tiver um bom nível de produção de recursos, você pode construir o seu primeiro quartel. Aprimore-o até o nível 6 (para poder treinar as tropas TIER 2). Pode deixar construídas outras unidades de quartéis e aprimore-as pouco a pouco.

10. ARSENAL / ESTÁBULO / FORJA. Construa essas edificações e aprimore até o nível 4 (você estará hábil a treinar as tropas TIER 2).'

11. CAMPO DE REUNIÃO. Invista nele pouco a pouco para poder trocar recursos entre membros da sua aliança além de transportar itens entre suas cidades. Posteriormente, servirá para você enviar tropas para atacar cidades/campos adversárias.

12. TORRE DOS SÁBIOS. Necessária para obter relíquias ao combater campos goblins para segunda / terceira cidade. Também necessária para a parte de campanha.

13. TAVERNA. Uma construção opcional para deixar mais rápido o transporte entre cidades aliadas e suas cidades.

MAS QUANTAS CASAS E QUANTOS QUARTÉIS DEVO CONSTRUIR?

Você precisa de umas 6 - 7 casas e uns 14-16 quartéis. Poucas casas e você não terá população ociosa suficiente para treinar as tropas. Poucos quartéis e você levará muito tempo para treinar. Portanto, equilibre o número dessas edificações tal como sugerido. Quando você tiver todas as edificações aprimoradas a um nível 9 ou 10, você pode optar por 4 - 5 casas e 16 - 18 quartéis.

E COMO DEVO DIVIDIR AS CONSTRUÇÕES DE RECURSOS?

Se você tem apenas uma cidade, você deve investir nas fazendas porque suas tropas precisam de muita comida. O restante das construções você pode dividir igualmente (por exemplo, 8 de cada um, para um fortaleza de nível 9 com 37 campos disponíveis para construir edificações de recursos).

Se você tem duas cidades, você pode ler em um outro post em que coloquei uma sugestão de configuração:
Configurando a segunda cidade

E QUANTO ÀS PESQUISAS? QUAIS DEVO COMEÇAR FAZENDO?

1. PESQUISAS DE PRODUÇÃO DE RECURSOS. Invista nas pesquisas: fertilizante, arbóreos, maçonaria e fundição para aumentar a sua produção de recursos.

2. ENGENHARIA. Para diminuir o tempo de construção das edificações.

3. CAIXA-FORTE. Para proteger seus recursos de ataques de adversários.

4. FERRADURAS / FLECHAS / ARMAS DE CERCO / LÂMINAS AFIADAS. Necessárias para habilitar o treino dos TIER 2.

5. CARTOGRAFIA. Caso você troque recursos entre membros da sua aliança, invista nessa pesquisa para diminuir o tempo de transporte entre cidades.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Visão Geral - Tropas *atualizado: dez/2015*


Neste post procurei reunir informações sobre as tropas que podemos ter em KOM.

Existem cinco grupos (TIER) de tropas, no game são mostradas com 1 estrela a 5 estrelas, sendo que as de 1 a 4 estrelas podem ser treinadas no quartel dentro da sua cidade, os de 5 estrelas até o momento (maio/2014) ainda não.

O TIER 4 são os mais fortes até o momento e, antes da opção de runas, poderia ser obtido em arcas vendidas na loja. *Atualização: O TIER mais forte até agora é o T5, além das tropas táticas que são outro tipo de tropas lançadas recentemente. Para saber sobre as tropas táticas acesse: TROPAS TÁTICAS

Cada TIER é divido em 4 tipos de tropas: de transporte, montaria, guerreiros e arqueiros.

(ps.: Se alguém souber em português como se chama as tropas T4 dos anões e puder me informar, eu agradeceria imensamente ^_^)

Quadro resumo com os dados das tropas T1 a T5 + TT (Tropas Táticas):


Portanto, temos:

► ANÕES:
  
► TIER 1 (T1)

CARREGADORES. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 600 suprimentos cada um. Eles te dão 1 ponto de força para cada um que você treine, mas custa o dobro de comida.

ANÕES MONTADOS.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 50 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


MILICIANOS ANÕES. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 50 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.
LANÇADORES DE MACHADO. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 50 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.

► TIER 2 (T2)


CARROÇAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 1800 suprimentos cada um. Eles não te dão pontos de força e custa 4 unidades de comida cada uma.

MONTADORES DE JAVALI.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.

GUERREIROS ANÕES. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


BESTAS DE CERCO. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.


 ► TIER 3 (T3)

CARRETAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1300 e podem carregar 4500 suprimentos cada um. Eles não te dão pontos de força e custa 8 unidades de comida cada uma.


MONTADORES DE JAVALI PESADO.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


ARÍETES. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


CATAPULTAS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.




► TIER 4 (T4)

CARAVANAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1300 e podem carregar 5500 suprimentos cada um. Custará 12 unidades de comida para cada um.

ARQUEIROS EM JAVALIS.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


ANÃO FALANGE . Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.

CARRETA DE CATAPULTAS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.



► TIER 5 (T5)

COLUNAS DE SUPRIMENTOS. Tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1500 e podem carregar 6500 suprimentos cada um. Custará 18 unidades de comida para cada um.

CAVALEIROS DE EREBOR. São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.



MARTELOS SOTURNOS. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.



GUERREIROS DE BESTAS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.




► ELFOS:

► TIER 1 (T1)


CARREGADORES. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 600 suprimentos cada um. Eles te dão 1 ponto de força para cada um que você treine, mas custa o dobro de comida.


ELFOS MONTADOS.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


MILICIANOS ÉLFICOS. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


ARQUEIROS ÉLFICOS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 400 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 4 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 4 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.



► TIER 2 (T2)

CARROÇAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 1800 suprimentos cada um. Eles não te dão pontos de força e custa 4 unidades de comida cada uma.


CAÇADORES MONTADOS.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


GUERREIROS ÉLFICOS. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


ESCORPIÕES. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 600 e podem carregar 40 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 16 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 8 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.



► TIER 3 (T3)


CARRETAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1300 e podem carregar 4500 suprimentos cada um. Eles não te dão pontos de força e custa 8 unidades de comida cada uma.



GALADRINS MONTADOS.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


ARÍETES. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


ENTS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 30 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 24 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 16 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.




► TIER 4 (T4)

CARAVANAS DE SUPRIMENTOS. São tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1300 e podem carregar 5500 suprimentos cada um. Custará 12 unidades de comida para cada um.

LANCEIRO GALADRIM.  São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.


GUARDIÕES DE MITHLOND . Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.


GRANDES ÁGUIAS. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 900 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 72 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 24 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.




► TIER 5 (T5)

COLUNAS DE SUPRIMENTOS. Tropas de TRANSPORTE e não de combate. Usados para trazer suprimentos de cidades adversárias quando você as ataca e as vence. Possuem velocidade de 1500 e podem carregar 6500 suprimentos cada um. Custará 18 unidades de comida para cada um.

CAVALEIROS DE VALFENDA. São tropas de combate do tipo MONTARIA. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra arqueiros e fracos contra guerreiros.



GUARDIÕES ELFOS. Também tropas de combate, mas do tipo GUERREIROS. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra montaria e fracos contra arqueiros.



ARQUEIROS GALADRIM. Tropas de combate do tipo ARQUEIROS. Possuem velocidade de 1200 e podem carregar 20 unidades de suprimentos cada um. Estes lhe dão 144 pontos de força para cada soldado treinado e lhe custará 36 unidades de comida cada um. Fortes contra guerreiros e fracos contra montaria.





Como você pode observar acima, as tropas não possuem a mesma força e variam em termos de suprimentos necessários para treiná-las bem como no tempo que se leva para tanto. Por exemplo: tropas T2 são 4 vezes mais forte que as tropas T1. T1 treinam muito rápido: levam 5 vezes menos tempo de treino que T2 e 12 vezes menos que T3.

Para se obter força rapidamente a melhor forma é treinar T1, embora elas precisem de bastante recursos. Em termos de tempo/força, T1 lhe dá 20% mais força do que T2 e o dobro que T3. Por isso, invista bastante no treino de T1 porque você irá usá-los muito no game.

Você utiliza os seus quartéis para treinar as suas tropas. Lembre-se que você pode treinar tropas em fila (se você tem 16 quartéis dentro de sua cidade, você pode colocar 16 grupos de tropas para treinar, eles vão ficando em fila de espera e vão treinando automaticamente). Portanto, toda vez que sua população ociosa se regenerar (deve acontecer em aproximadamente duas horas, dependendo da quantidade) você pode colocar mais tropas para treinar na fila de espera.

Coloco aqui um resumo básico das informações de cada TIER úteis para quando você for atacar uma cidade adversária que você tenha espionado ou um campo goblin:





Visão Geral: Mapa

Dando continuidade ao tutorial de informações básicas para joga KOM, escrevo aqui explicações sobre a parte do mapa. O mapa que você irá visualizar é uma pequena parte de um mundo todo que é este aqui com suas devidas províncias e respectivas coordenadas:



É um mundo de 800 x 800 terrenos divididos em 16 províncias sendo que cada província é de 200 x 200 terrenos. As províncias centrais (Ered Mithrin, Emyn Uial, Forochel e Forlindon) são locais aonde você tem acesso a praticamente todo o restante do mundo, portanto estando nestas províncias você conseguirá atacar o restante das outras mais facilmente que estando em províncias mais pelo subúrbio. De acordo com o mapa acima, se minha coordenada é 777,578 esta se situa na província de Harlindon.

Quando você entra na parte de visualização do mapa de seu mundo, você encontrará a seguinte imagem:


A sua própria cidade será marcada com uma bandeira em tom laranja com um número escrito (esse número marca sua primeira, segunda ou, até o momento, terceira cidade).

Inicialmente, quando você entra no mapa, não aparecerão os números de cada local (esses que estão em marrom em cima de cada local na imagem acima). Esses números referem-se ao nível de cada local no mapa. Para que estes apareçam basta que se use a função pinça no Galaxy ou duplo clique quando se simula um dispositivo Android no Windows (usando um programa como BlueStacks, por exemplo). A função pinça, caso a desconheça, é quando se usa um movimento como o de pinçar na tela do tablet ou celular (da mesma forma que se faz para dar zoom in ou zoon out).

A partir de agora iremos ver os itens dessa janela do mapa:


(1) VOLTANDO À SUA CIDADE / FAVORITOS
O primeiro botão (que tem um brilho laranja no centro) que se encontra nesse número 1 que indiquei para melhor visualização do tutorial, você irá usar cada vez que quiser que sua cidade fique no centro do mapa. É um botão muito útil, pois quando você está explorando o mapa do seu mundo e acaba indo bastante longe da sua cidade, você pode voltar para a sua cidade bastante apertar esse botão.

Ao lado desse botão tem-se uma figura de um livrinho aberto, ali é onde ficarão as suas cidades que você marcará como sendo suas favoritas (para marcar alguma cidade/local como favorito basta que você aperte nessa cidade/local e quando abrir a janela de informações, apertar na imagem de um livrinho aberto - na parte superior esquerda da janela de informações sobre a cidade/local).

Apertando no ícone dos favoritos, você terá a seguinte imagem:


Sempre quando você quiser voltar para o mapa, basta apertar o botão com a imagem de uma casa (no canto superior esquerdo). O botão EDITAR em azul no canto superior direito permite que você altere o nome das cidades/locais que você colocou como favoritos (para fazer isso: apertar em EDITAR -> imagem de um papiro do lado direito). Também o EDITAR permite que você delete um ou mais cidades/locais favoritos.

Na parte inferior dos FAVORITOS tem-se quatro botões: o livro aberto (para visualizar todos os favoritos), a estrela (visualiza somente os locais marcados como estrela), as espadas (visualiza somente os locais marcados como espadas) e a pomba (visualiza somente os locais marcados como pomba). Sendo que esses três últimos servem para que você organize os seus favoritos. Para isso, basta apertar o respectivo símbolo ao lado do local/cidade que você marcou como favorito. Geralmente uso a estrela para aquelas cidades que são amigáveis e utilizo as espadas e a pomba para marcar cidades que ataco para obter recursos. Mas você deve usar de acordo com sua própria ideia de organização.

(2) COORDENADAS
Muito tranquilo de se entender, basta digitar os números de coordenadas Y e X e apertar o botão com a figura de lupa para ir até o local desejado.

(3) INFORMAÇÕES SOBRE SUAS CIDADES
Quando você aperta na sua própria cidade (aquela com a bandeirinha, lembra-se?) irá aparecer uma janela com informações gerais sobre você (seu nome, nível, aliança, etc) e sua cidade e dois botões: VISUALIZAR CIDADE e VISUALIZAR REFORÇOS (caso seja a sua cidade em que está) ou MARCHA (caso seja para sua outra cidade). Apertando em VISUALIZAR CIDADE você entrará na sua cidade. Apertando em VISUALIZAR REFORÇOS você terá informações de tropas de membros de sua aliança que, por algum motivo, estejam dando reforço para você (no caso de um ataque, por exemplo).

Já apertando em MARCHA você terá opções de reforçar sua outra cidade (opção REFORÇAR), enviar suprimentos (opção TRANSPORTE) ou fazer transferência permanente de tropas entre suas cidades (opção REALOCAR). Para a opção TRANSPORTE você deverá selecionar carroças para enviá-los, dispensa-se o envio de tropas.

(4) OUTRAS CIDADES / TERRITÓRIOS
Quando você aperta em ícones de outras cidades (que não sejam de membros de sua aliança - estes são marcados com uma bandeira azul) você encontrará informações relevantes para optar por atacar ou não. Você deve prestar bastante atenção no nível do jogador e na sua força antes de atacar. Também é importante observar qual é a aliança do jogador antes de atacar, pois caso seja uma grande e forte aliança, há a possibilidade de amigos dele virem em vingança atacar sua cidade.

Para informações mais detalhadas sobre a cidade que você está planejando atacar você tem a opção de ESPIONAR. A quantidade de informações que essa opção lhe trará depende do nível de sua Torre de Observação. Ao terminar o tempo necessário para se espionar, você receberá o relatório no CORREIO, na aba RELATÓRIOS. Aqui segue um exemplo feito a partir de uma Torre de Observação de nível 9:


De posse dessas informações você decidirá se vale a pena o ataque ou não. Caso você esteja em busca de recursos, atente para o nível da edificação chamada COFRE e da pesquisa chamada CAIXA-FORTE. Se, por exemplo, ambos estão no nível 10, então eles protegem 2 milhões de cada recurso (menos ouro). Se no relatório mostrar que os recursos estão excedendo 2 milhões, significa que caso você ataque há a possibilidade de obter os excedentes. É importante ter conhecimento de que quanto mais tempo levar para se fazer a espionagem, mais tempo hábil levará o adversário para se defender de um possível ataque ou para transportar seus recursos excedentes, pois o adversário também recebe o alerta de que foi espionado (embora não receba dados completos de você, só o seu nome).

Ok, então você decidiu por ATACAR.
Para você atacar uma cidade adversária você precisa basicamente de um herói disponível (que não esteja alocado em nenhuma função) e de tropas treinadas. Escolhendo um determinado herói, este ganhará 10 pontos de experiência (EXP) na jornada e mais 10 pontos caso venha a ganhar. Escolhido o herói, você deverá escolher as tropas a serem enviadas para o ataque. Faça um cálculo rápido de quantas tropas você deverá enviar para guerrear contra determinado inimigo. Sempre mande bem mais tropas que o adversário tem para que você consiga vencer sem ter muito baixa no exército. Atente também para os tipos de tropas que você enviará (para mais detalhes: ver post sobre tropas).

A mesma coisa que você pode fazer com as cidades adversárias você pode fazer com os territórios que pretende conquistar: ESPIAR e ATACAR. Territórios são controlados por tropas goblins e o número e tipo de tropas depende do nível de cada território. Você pode espiar o território almejado antes de atacar, estudar e enviar cerca de três vezes do número de tropas goblins. Uma vez que você ganha o ataque contro o exército goblin você conquista o território e este pode acrescentar % na produção de recursos da sua cidade. A % de bônus que cada território pode lhe dar depende do nível deste. Existem sete tipos de territórios diferentes no game (excetuando-se campos goblins que coloquei em separado). A saber:

- PLANÍCIE (necessário para construir segunda e terceira cidades)
- FLORESTAS (bônus na produção de MADEIRA de 5% a 50% dependendo do nível)
- MONTANHA (bônus na produção de MINÉRIO de 5% a 50% dependendo do nível)
- MONTES (bônus na produção de PEDRA de 5% a 50% dependendo do nível)
- LAGO (bônus na produção de COMIDA de 5% a 50% dependendo do nível)
- GRAMADO (bônus na produção de COMIDA de 5% a 50% dependendo do nível)
- BREJO (impenetráveis e não podem ser atacados)

O número de territórios que você pode conquistar varia de acordo com o nível de sua Fortaleza. Uma Fortaleza de nível 1 pode ter um território conquistado, uma de nível 2, 2 territórios e assim por diante até o nível 10. Para visualizar os territórios conquistados vá para sua fortaleza e acesse a aba CONQUISTAS. Ali você pode inclusive abandonar um território que você não quer mais. Atente que ao abandonar um determinado território, automaticamente as tropas goblins tomarão conta dele novamente e para você conquistá-lo novamente terá que lutar com essas tropas novamente também.

Quando você ganhar um território não esqueça de chamar sua tropa de volta para sua cidade, pois automaticamente ela fica encampada no território (para chamar de volta ver o botão MARCHA na tela principal do game).

Para saber detalhes sobre as tropas goblins de cada território (excetuando-se os brejos) consulte o post sobre tropas.

(5) CAMPOS GOBLINS
Os campos goblins também podem ser atacados para se obter recursos para sua cidade e também para buscar relíquias da segunda/terceira cidade (campos de níveis 6 a 10). Estes campos não podem ser conquistados, após o ataque há um tempo variável para que as tropas goblins se regenerem.

A quantidade e o tipo de tropa de cada campo varia de acordo com o nível, em outro post colocarei mais detalhes sobre isso.